Responsabilidade social

COLÔNIA TAVARES DE MACEDO

A Colônia Tavares de Macedo foi fundada no dia 27 de abril de 1936 com uma estrutura característica de hospital comunitário onde este era para os doentes e as casas para as famílias. Inicialmente, os doentes não tinham direito de ir e vir. Em 1958, o doente passou a ter direito para sair da colônia. Atualmente, não existe mais o perigo de contaminação. O doente é livre para sair e voltar, sem necessidade de uma autorização para tal e não existe nenhum tipo de restrição à presença de doentes em locais públicos…

A visita à Colônia Tavares de Macedo ocorre sempre nos quartos domingos dos meses ímpares. O ponto de encontro é sempre em frente à sede da UMEN (Rua Princesa Isabel 45 Bairro de Fátima Niterói) às 8h, onde é feita uma prece antes de nos encaminharmos para a Colônia. O transporte até o Hospital é tranqüilo pois sempre há carros disponíveis. Existem três frentes de atividades no trabalho que a nossa casa realiza na Colônia. Uma é no Centro Espírita, outra nas enfermarias e ainda nos pavilhões…

Uma manhã de domingo que saímos de Niterói levando alegria, fé, carinho e esperança e que retornamos de lá com muito mais coisas aprendidas, com histórias de vidas de pessoas sensacionais. Uma manhã de domingo que transforma nossas vidas e que alegra o nosso mês. Um retorno que nos faz contar os dias para a próxima vez. Venham participar também, todos estão convidados!


Meses em que ocorrem as visitas: 

Janeiro - Março - Maio - Julho - Setembro - Novembro


Bazar Florescer 

Transferido para novas instalações em julho de 2013, foi inaugurado e apresentado ao público oficialmente no  dia 07 de Setembro de 2014, a ampliação do Bazar Fraterno da UMEN  recebeu o nome de FLORESCER.



Assim como as flores se abrem na natureza, com a interrupção das privações do inverno, sorrisos desabrocham, diariamente, no bazar da UMEN, pela mitigação das duras dores da vida, resultando uma permanente e exuberante primavera espiritual, em nossa instituição.

O Bazar FLORESCER está localizado na Casa Florescer situada na Rua Princesa Isabel, nº 55 – Bairro de Fátima.

Horários de funcionamento:

Quinta-feira 14h às 16h

DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nossa missão é auxiliar, de acordo com os estatutos de nossa casa e das diretrizes da FEB – Federação Espírita Brasileira, os irmãos que nos procuram a superarem situações de desconforto moral ou social em que possam encontrar-se, levando-os a valorizarem seu lado espiritual. Acreditamos ser fundamental unir ao auxílio material a divulgação e ensino da Boa Nova trazida pelo Mestre Jesus.

Nossas Atividades

Recebemos, em horários pré-estabelecidos (vide Horários de funcionamento da Casa), irmãos de comunidades carentes ou sem lar. Aos irmãos das comunidades carentes atendidas, distribuímos, periodicamente, bolsas contendo mantimentos não-perecíveis que nos são doados. Aproximadamente 100 pessoas recebem as bolsas. E aos irmãos sem lar, oferecemos café da manhã, banho, roupas e calçados (quando dispomos) e almoço. Também vêm a nós gestantes e mamães provenientes de comunidades carentes que trazem seus filhos à Evangelização Infantil. É-lhes oferecido almoço, e cada mamãe recebe uma unidade de leite em pó (quando dispomos). Recebem ainda as bolsas de mantimentos.

Diversas outras doações que recebemos, como brinquedos, roupas, agasalhos e cobertores, entre outras, são distribuídas oportunamente nestes dias. Auxiliamos ainda com doações de medicamentos e outras que se façam urgentes e dentro de nossas possibilidades.

Como colaborar

Necessitamos da colaboração dos amigos e frequentadores da casa que porventura possam contribuir doando mantimentos tais como :

além de materiais de uso em nosso trabalho, como :

Também são bem-vindas doações de :

Contamos com o apoio de todos para que possamos aliviar o fardo de nossos irmãos, ao mesmo tempo em que lhes trazemos o alento de nossa abençoada Doutrina Espírita.

Mais sobre nossos Trabalhos :